09/05

Devblog #03: HUD

Postado por   stdp

Devblog #03: HUD
Devblog #03: HUD

Olá Aventureiro, pronto para mais um devblog? Hoje falaremos na HUD do jogo durante as fases, explicando os elementos existentes e suas respectivas funções. Não sabe o que é uma HUD? Não faz mal, a gente explica também.


Significado:

Antes de iniciar, vamos explicar ao certo o que é a HUD, de acordo com o dicionário de Cambridge, temos o seguinte significado:

Abreviatura de head-up display: Em um jogo de computador, é a parte da tela que mostra informações como a pontuação do jogador, quanto tempo falta, etc.

Com isso da para se entender o que basicamente é uma HUD, mas em termos simples, é basicamente os elementos da tela que transmitem informações aos jogadores, como pontos, vidas, tempo, nível e etc.


HUD no STDP:

Agora vamos ao que interessa, vamos apresentar a HUD dentro das fases.
Para garantir uma melhor UI (Interface de usuário, em inglês) deixamos bem minimalista, pra que não tenha muita informação para atrapalhar o jogador ou tirar o foco das fases.

Adicionamos um fundo provisório apenas para melhor entendimento, agora vamos explicar parte por parte.

 

Vidas:

Vidas

No canto superior esquerdo podemos ver a vida restante da equipe. Quando qualquer um dos três personagens morre, a equipe perde uma vida, independente de qual herói morreu.
No total teremos três vidas, quando não houver nenhuma vida restante, a missão termina e vamos para a tela de game over.
Muito original, não? Como assim “não”?


Equipe:

STDP HUD - Equipe

Ainda na parte de cima, temos os ícones dos personagens e suas determinadas funções (que explicaremos detalhadamente mais abaixo).
Cada ícone representa um herói presente na equipe atual, sendo que o único em destaque é o que está selecionado atualmente, e os cinzentos são os outros dois que estão tristes por não serem os escolhidos para representar esse devblog.

 

“O Escolhido”:

STDP - HUD: Personagem Atual

Abaixo temos um personagem sozinho em destaque, seguido de dois retângulos e novamente um ícone de função.
Este personagem é o que estamos controlando atualmente, no caso, um de ataque. Os dois retângulos correspondem respectivamente a habilidade primária e a secundária.
Cada personagem terá suas próprias artes de habilidade, isto é, embora tenha a mesma função, os ícones mudarão, de acordo com sua personalidade, aparência e história.

*As artes dos retângulos acima são provisórias.


Funções:

Chegou a hora de explicar aqueles ícones que aparecem o tempo todo não é mesmo?

Ataque:

Possui a habilidade de ataque a curta e longa distância.
No caso do personagem da imagem, bater com um livro ou arremessá-lo.

 

Defesa:

Possui a habilidade de proteção com escudo ou criar uma barreira.
No caso da heroína acima, um escudo mágico usando o cajado ou uma barreira de energia mística.

Suporte:

Possui a habilidade de interagir com o mapa e de aprimorar-se (velocidade e pulo duplo).
No caso do Grawh (nosso querido Orc Hacker), invadir os objetos da fase e fazer um hack para seus atributos.
PS: Grawh não será banido.


Tempo:

Como um detetive espetacular que sei que você é, deve ter notado que só falta falar sobre o relógio da parte de cima. Pois bem, ele marcará o tempo que a missão está sendo jogada, tanto para futuramente garantir uma posição boa no Ranking, quanto para ser usado na hora de dar a pontuação final do nível.
Caso o jogador opte por uma versão mais limpa da tela, será possível ocultar o tempo a qualquer momento do jogo.


Por enquanto é só, futuramente faremos outros devblogs mostrando as outras interfaces gráficas do jogo, como os menus e o editor de nível. Quer saber quando acontecerá esses blogs? Simples, siga-nos nas nossas redes sociais e fique por dentro de tudo.

Facebook: https://www.facebook.com/stdpgame/
Instagram: https://www.instagram.com/playstdp/
Twitter: https://twitter.com/playstdp/

 

Enjoyed? Then like and share with your friends: