17/05

Devblog #04: Cenário – Parte 1

Postado por   stdp

cenario
Devblog #04 – Cenário

Nessa semana faremos o primeiro Devblog sobre o nosso cenário e desta vez falaremos das armadilhas e o visual inicial dos mapas.

 

Cenário – Câmera e Distância:

Vamos começar falando sobre a câmera do jogo e a distância que teremos dos personagens iniciais. O jogo, como já foi dito anteriormente, é no estilo de plataforma em 2D, misturando aventura e estratégia. Por conta desse motivo ficou claro que a câmera do jogo precisa ficar em 2D, bastando definir apenas se seria mais aberta e limpa ou com mais elementos gráficos, no caso, preferimos a primeira opção.

Porém, a distância já é um pouco mais complicado, ao mesmo tempo que buscamos uma visão mais aberta e limpa, precisamos definir o quanto o jogador poderá ver de uma vez só. Com um espaço muito pequeno, não há como fazer uma boa aventura, por outro lado, com um cenário muito grande, fica óbvio o que nos espera pela frente, acabando com a estratégia. Devido a isso, fizemos uma média entre os dois, dando tanto para se fazer uma boa estratégia, quanto se aventurar pelo mapa. Confira abaixo como ficou:

A imagem acima já está com a proporção para nossa HUD mostrada no devblog passado. Perdeu o devblog da HUD? Fácil, você pode vê-lo clicando aqui.

 

Cenário – Visual:

Nós poderíamos perder linhas explicando o visual do cenário, mas é como dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras. Então deixo a seguir alguns milhares de palavras:

casa pirata com caveira
Rocha caveira ao lado de um posto de vigia pirata. Dizem ser um crânio de um gigante dos mares que virou fóssil, mas não conseguimos comprovar a história.
ponte sobre água
Ponte sobre um rio, apenas os justos podem passar (ou os que souberem abaixar uma ponte).
Aparentemente apenas um vulcão inofensivo, preste a entrar em erupção e ficar não tão inofensivo.
Galpão de suprimentos piratas. Deve ter muito Whisky lá dentro para ter tanta proteção…

 

Cenário – Armadilhas:

Você já deve ter percebido algumas nas imagens acima, mas vamos mostrar mais de perto e com melhores explicações:

Vamos começar por essas duas, de um lado um pêndulo de metal afiado, do outro, peixes de madeira. Qual você acha que é mais perigoso? Isso mesmo, os peixes de madeira, afinal, o pêndulo apenas balança, não atira dardos venenosos.
Como toda boa história precisa de passagens secretas, resolvemos fazer essa caverna secreta, com um crânio de dinossauro para assustar os curiosos.
Bom… Você já sabe como um canhão funciona, apenas mira e faz cabum.
O que seria de um deserto sem seras giratórias mortais para percorrer suas areias?
E para finalizar, não podia faltar um bom e velho abismo.

 


Por enquanto é só, em breve faremos a segunda parte, com mais armadilhas, inimigos, desafios, mais inimigos e vários cenários e ambientes novos.

Não quer ser cortado por pêndulos, envenenado por peixes,  explodido por canhões ou ficar preso no fim de abismos?
Então siga-nos nas redes sociais para receber notificações dos nossos próximos devblogs e manuais de sobrevivência:

Facebook: https://www.facebook.com/stdpgame/
Twitter: https://twitter.com/playstdp
Instagram: https://www.instagram.com/playstdp/
Site: http://playstdp.com

Enjoyed? Then like and share with your friends: